PEDIDO ADMINISTRATIVO DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO
Desde o surgimento do INSS no ano de 1991, os segurados previdência enfrentam diversas dificuldades para o requerimento dos benefícios previdenciários, assim como, a burocracia para a busca de informações, sendo que nem sempre são claras permitindo ao segurado entender seus direitos.
Desde o ano de 2017 o INSS vem atravessando um novo desafio frente a digitalização de seus processos, e procedimentos, especialmente após o enfrentamento da pandemia do COVID19, com o fechamento de dezenas de agência físicas, fazendo com que ocorresse a antecipação da implantação do portal do “meu INSS”, dificultou ainda mais o acesso físico as agências.
A partir do momento em que o INSS passou a executar suas atividades quase que de forma exclusiva através do portal eletrônico, surge a necessidade do segurado do INSS de enfrentar não só mais a linguagem complexa do INSS, mas também surge a necessidade de obter noções básicas de informática, além do acesso à internet.
A plataforma do INSS passou a disponibilizar as informações previdenciárias, concentrar os meios de requerimentos, assim como, a análise e resultado dos pedidos administrativos.
A concentração de atividades via “meu INSS” trouxe tamanha complexidade que muitos segurados passaram a ter necessidade da ajuda de um advogado para conseguirem pleitearem seus direitos, sendo que a advocacia previdenciária passou a ter um papel fundamental na busca pelos direitos dos segurados também na esfera administrativa.
Dessa forma, a concessão do benefício previdenciário passou a ser muito mais complexo, sendo necessário a apresentação de documentos digitalizados, em formato adequado ao sistema, além da apresentação correta amostragem para que aumente as chances do deferimento de benefício.
O escritório Antonio Pereira Advocacia vem acompanhando de forma atenta as alterações do INSS, assim como, uma equipe capacitada para lhe ajudar a buscar seus direitos.
Exemplo de serviços obtidos pelo portal do Meu INSS:
– Solicitação de extrato de contribuições – CNIS;
– Pedido de Aposentadoria
– Pedido de Auxílio-doença
– Agendamento de Perícia Médica
– Requerimento de Prorrogação de Benefícios…
Antonio Pereira – Mestrando em Direito, Advogado Especialista em Direito Previdenciário.