Revisão da vida toda

O que é a revisão da vida toda do INSS?

 

A revisão da vida toda é uma nova forma de calcular a média de todos os salários que é utilizada para calcular o valor do benefício que aposentado ou pensionista tem direito a receber. Esse novo cálculo dá a parte dos beneficiários o direito de incluir no valor as contribuições feitas ao INSS antes do início do Plano Real em 1994.

 

A ação judicial que deu origem a esse direito tinha como objetivo rever perdas na aposentadoria causadas na esteira da Reforma da Previdência de 1999. Essas perdas teriam ocorrido porque a partir desse ano o cálculo do valor do benefício foi feito apenas com os valores recolhidos depois da criação do Plano Real.

 

Sendo assim,  como essas contribuições não entraram no cálculo do benefício, quem contribui em planos econômicos diferentes do Real saíram no prejuízo na hora de se aposentar e agora podem solicitar que isso seja revisto.

 

Quem tem direito a solicitar a revisão da vida toda?

Tem direito a revisão da vida toda os aposentados ou pensionistas que cumpra os seguintes requisitos:

  • Se aposentaram depois de 1999, quando a Reforma da Previdência estabeleceu o recorte do início do plano real para o cálculo dos benefícios.
  • Solicitou a aposentadoria nos últimos 10 anos, porém, antes da Reforma da Previdência de 2019.

 

Se você cumpre esses requisitos, podemos fazer o cálculo para saber se vale a pena solicitar sua revisão.

 

Vale a pena solicitar a revisão da vida toda?

Não vale para todo mundo. Essa revisão só será benéfica para quem recebe salários mais altos antes do início do plano real e passou a contribuir com valores menores após isso. Isso é mais comum para pessoas que trabalhavam registradas e após o início do Plano Real passaram a trabalhar como autônomas ou montaram seus próprios negócios diminuindo o valor da contribuição.

 

A revisão da vida toda pode diminuir o valor do meu benefício?

A principal preocupação de nossos clientes quando entram em contato conosco sobre a revisão da vida toda, é se os benefícios poderão ser reduzidos.

A resposta é SIM, mas vamos lhe dar uma dica para evitar esse risco,

Tem muita gente que está empolgadíssima com a Revisão da Vida Toda, e isso é plenamente compreensível. Afinal a aplicação dessa tese significa a reparação de uma injustiça e uma grande possibilidade de ganhos para o segurado.

Acontece que você não pode embarcar no oba-oba sem tomar algumas cautelas.

Inicialmente deve procurar um escritório de advocacia especializado, que antes do ajuizamento da ação o advogado faça o cálculo para verificar se a aplicação da nova tese vai gerar ganhos ao segurado.

Portanto, não existe mágica, sem o cálculo o risco de diminuição da renda é muito alta, portanto, o cálculo é ferramenta necessária para pré-análise da ação.

É preciso analisar os documentos, a situação de cada um e ver se realmente é o melhor caminho. Não é todo caso que a Revisão da Vida Toda que vai aumentar a RMI do segurado, mesmo quando o cliente tem contribuições anteriores a julho de 1994.

Contudo, sendo realizado os cálculos e estudo anterior de viabilidade, os ganhos podem ser altos, visto que ocorre o pagamento de valores atrasados.

Portanto, antes de entrar com a revisão é importante fazer o cálculo para verificar se a revisão é a condição mais benéfica.

Consulte um de nossos especialistas, e solicite o cálculo da revisão pelo WhatsApp 5130413154.

Posts Recentes